Realizado na PUC, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais das Defesas Civis estadual e municipais para debater estratégias, desafios e soluções voltadas à prevenção e à gestão de riscos e desastres
A busca por soluções inovadoras e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção de desastres e à adaptação às mudanças climáticas motivaram a participação da Administração Municipal no Congresso Internacional de Proteção e Defesa Civil e no 4º Encontro Nacional ICLEI Brasil. Representando o município, o prefeito Odair Rossetto, acompanhado dos integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), o coordenador Rafael Pissetti e o adjunto Luis Fernando Pandolfo, juntamente com o vereador Fábio Ghiggi, participou do evento realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.
O congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais de diversas áreas para promover a troca de experiências e conhecimentos voltados à resiliência climática, abordando temas como gestão de riscos, recursos hídricos, planejamento urbano e estratégias de prevenção e resposta a desastres naturais. A programação também proporcionou debates sobre os desafios enfrentados pelos municípios diante dos eventos climáticos extremos e a construção de cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis.
O evento contou com a importante participação de delegações de bombeiros e voluntários, além de comitivas internacionais.
Durante participação no Congresso, o prefeito Rossetto oficializou o convite para que o coronel Marcelo Almeida de Souza, coordenador da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 9), e o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, estejam presentes no sábado, dia 4 de julho, em Guaporé, juntamente com o governador Eduardo Leite. Na oportunidade, a Administração Municipal efetuará a entrega do anteprojeto do túnel de macrodrenagem, uma obra estratégica para a prevenção e mitigação de enchentes.
Comentários: