A mostra celebra a vindima — tradicional colheita da uva — e presta uma homenagem à imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando a forte ligação da cultura italiana com a vitivinicultura e a identidade da região.
A exposição valoriza o legado cultural, social e econômico deixado pelos imigrantes italianos, cuja contribuição moldou gerações e segue presente na história local. Por meio da arte e da memória, o público é convidado a vivenciar tradições, costumes e a herança cultural que fazem parte da formação do município e do estado.
As obras, produzidas em barricas de vinho, integram um projeto realizado pela Wine Locals, via Lei Rouanet, com apresentação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A chegada da exposição ao município foi recepcionada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.
Estiveram presentes no ato de recepção o prefeito Odair Rossetto, a secretária Márcia Pez, o diretor de esportes Vitor H. Tirapelli, o chefe de gabinete Marciano Silva, além do vereador Fábio Ghiggi.
Comentários: