A alteração no sentido de trafegabilidade da rua Manoel Francisco Guerreiro já estava prevista em estudos técnicos que, posteriormente, foram incorporados ao Plano Diretor Municipal de 2018, conforme disposto no artigo 38. A via, que atravessa parte significativa da cidade no sentido leste–oeste e passa em frente à Igreja Matriz Santo Antônio, é uma das mais movimentadas do município e, a partir do Decreto Municipal nº 8.251/2025, publicado em 9 de dezembro, passa a ser preferencial nos pontos onde houver nova sinalização viária.
A implantação da sinalização horizontal teve início com a pintura das demarcações no asfalto, realizada por servidores da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito. Em cruzamentos com grande fluxo de veículos, como os acessos à Avenida Imigrante (próximo ao Bar do Possamai) e à Rua do Poente (nos fundos do antigo Barão), já é possível observar as mudanças. Outro ponto que passa a contar com preferência é o cruzamento com a Avenida Monsenhor Scalabrini.
De acordo com o secretário Vilmar Vicinieski, a medida tem como principal objetivo melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança de motoristas e pedestres e adequar a circulação viária ao crescimento urbano registrado nos últimos anos.
“Estamos realizando as novas demarcações e sinalizações viárias de forma gradual. Por isso, é fundamental que os condutores redobrem a atenção. As alterações já foram executadas em três pontos, e os trabalhos seguirão até que toda a via esteja devidamente sinalizada e adequada às novas regras de circulação”, destacou o secretário.
Vilmar também reforçou a importância de atenção redobrada às placas de trânsito e à sinalização horizontal, especialmente durante o período de adaptação, a fim de evitar acidentes e garantir o cumprimento das novas normas.
“A colaboração da população é essencial nesse momento de transição. Respeitar a nova sinalização e dirigir com cautela contribui para um trânsito mais seguro e organizado para todos”, concluiu.
Comentários: