Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito de Encantado, Jonas Calvi transmitiu o cargo ao vice-prefeito Agostinho Orsolin, o Baixinho, devido à sua participação em uma missão internacional no Peru. O compromisso, que ocorre de 22 a 25 de maio em Lima, tem como foco o intercâmbio de experiências e estratégias voltadas à preparação e resposta a emergências, com ênfase em ações comunitárias frente a enchentes.
A cidade de Lima foi escolhida por sua experiência no enfrentamento de desastres naturais, especialmente inundações agravadas pelo fenômeno El Niño. A capital peruana se tornou referência na gestão de riscos, oferecendo um modelo eficaz de atuação tanto em nível institucional quanto local.
A missão é promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) Brasil e Peru, e contará com a participação do Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (INDECI), responsável pelo Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN).
Jonas Calvi é o único prefeito gaúcho a integrar a delegação, e todos os custos da viagem estão sendo cobertos pela OIM, agência vinculada à ONU. A iniciativa ocorre em meio ao desenvolvimento de projetos estaduais de resposta humanitária e preparação para emergências, motivados pelas enchentes que atingiram o estado nos últimos dois anos.
FONTE/CRÉDITOS: As informações são da Prefeitura Municipal de Encantado
Comentários: