Nessa terça-feira, dia 13, ocorreu na Prefeitura de Muçum uma reunião entre os municípios de Roca Sales, Muçum, Encantado, Doutor Ricardo e Anta Gorda, com a pauta da solicitação de recursos ao Governo do Estado para a continuidade da pavimentação da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, que liga a Serra Gaúcha com o Vale do Taquari. A ação foi liderada pela Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT), após deliberação da pauta em assembleia da entidade.
A reunião foi avaliada como positiva pelo presidente da AMAT, Mateus Trojan, prefeito de Muçum. Segundo ele, sua consolidação será essencial para o desenvolvimento da região no aspecto turístico e econômico, além de ofertar maiores e mais resilientes estruturas para situações de inundações, como as vivenciadas recentemente. “Esse elo é fundamental para que possamos ligar a Serra Gaúcha, em especial o Vale dos Vinhedos, com o Vale do Taquari. Já conseguimos consolidar pouco mais de seis quilômetros em 2021, em convênio com o DAER. Temos a convicção de que será um divisor de águas e uma consolidação definitiva do turismo e economia regional, gerando novas perspectivas depois de tantas perdas recentes”, avalia.
A Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho é projetada e trabalhada há décadas, tendo seu projeto executivo de engenharia para pavimentação elaborado em 2011. Ao todo, estão pendentes de execução o asfaltamento de cerca de 38 quilômetros, tendo como prioridade imediata a conclusão do trecho de Roca Sales, de cerca de 13 quilômetros. A intenção da AMAT, agora, é fazer o encaminhamento do pedido através do FUNRIGS - Fundo de Reconstrução do Plano Rio Grande, considerando a importância logística e a necessidade de estruturação mais resiliente dos trechos.
Comentários: